As redes de computadores são as artérias que alimentam o bom funcionamento de qualquer empresa. Agora, imagine quando a rede sai do ar e os computadores não funcionam corretamente. É uma situação péssima com prejuízos imensos ao negócio.
De acordo com estudos de mercado, quando ocorre um downtime (sistema fora do ar), o custo para a empresa é, em média, de 300 mil dólares por hora nas grandes corporações.
Para evitar que tanto dinheiro seja desperdiçado, muitas empresas estão realizando o monitoramento da rede em tempo real. Neste artigo, vamos explicar quais as vantagens em se adotar o monitoramento de rede e como isso beneficia a sua empresa. Boa leitura!
Antecipe-se aos problemas
Quando uma empresa monitora a rede em tempo real, é possível prever com boa antecedência algum erro ou falha no sistema. Diante dessa informação antecipada, a equipe de TI terá tempo hábil para trabalhar e evitar o problema.
Entre os indicadores que apontam para a ocorrência de falhas, pode-se citar o aumento da temperatura dos servidores, a sobrecarga na capacidade de conexão da internet e a redução no espaço de armazenamento da memória.
O trabalho preventivo evita a ocorrência do downtime e mantém a rede em funcionamento contínuo. Na prática, significa que não haverá perda de dinheiro por causa de falhas na estrutura de TI.
Aumente a produtividade da equipe
Não há empresa que se mantenha produtiva convivendo com downtimes sucessivos. A queda da rede impede os funcionários de trabalharem dentro do esperado, reduzindo bastante a produtividade de cada empregado.
Com o uso do monitoramento, fica mais simples impedir as quedas e, em consequência, os funcionários seguem trabalhando normalmente. Sem interrupções inesperadas, a equipe rende mais e atinge os resultados esperados.
Entenda quais os pontos fracos da sua rede
O monitoramento em tempo real também pode influenciar o planejamento de longo prazo da empresa. Ao identificar as falhas e problemas que levam ao downtime, a equipe de TI terá plenas condições de apontar para a diretoria as áreas em que é preciso investir.
A partir das observações do monitoramento, por exemplo, é possível identificar que a capacidade do servidor precisa ser ampliada ou mesmo sugerir a troca de data center.
Informações como essas permitem à empresa se preparar para investimentos mais vultosos, sem comprometer o orçamento.
Organize melhor a equipe de TI
Além de evitar o mau funcionamento da rede, o monitoramento também permite que a empresa organize melhor a distribuição de tarefas no setor de TI. Com o ambiente monitorado, fica mais fácil identificar padrões de comportamento da estrutura e os protocolos para solucionar cada problema.
Diante desse levantamento, a gerência de tecnologia da informação poderá reestruturar os processos, estabelecer uma nova distribuição de tarefas para a equipe e focar atenção nos trabalhos mais produtivos.
Melhore a segurança
Monitorar a rede em tempo real por meio de um software também traz bons efeitos para a segurança do sistema. Softwares de monitoramento oferecem suporte de segurança em diferentes níveis de trabalho.
No primeiro nível, a segurança ocorre por meio da atualização de antivírus, firewall e backups periódicos. No segundo nível, o monitoramento detecta alguma atividade fora do padrão, por exemplo, o uso de malware.
No último nível, o software pode monitorar o funcionamento de dispositivos físicos, como alarmes e câmeras de segurança.
Percebeu como o monitoramento de rede impacta positivamente nos trabalhos da sua empresa? Quer conhecer um pouco mais sobre as soluções existentes? Então, entre em contato conosco!