Gestores de TI carregam uma enorme responsabilidade, visto que, em muitas empresas, esse setor é parte vital dos negócios operados.
Pensando nisso, listamos 5 erros que são possíveis de ocorrer no gerenciamento de TI e que você deve evitar, para que a gestão da tecnologia não seja prejudicada em seu negócio. Confira!
1. Não testar sua solução de backup
Um dos aspectos mais importantes em seu trabalho é garantir um backup confiável. Avarias em sistemas e hardwares são inevitáveis. Por mais que seus negócios tenham alguma tolerância à falha, é necessário se prevenir.
Não confie em backups não testados. Por trás da aparente calma, pode estar se formando uma tempestade, e é seu trabalho garantir que os backups cumpram o seu papel. Portanto, seja preventivo e proativo: certifique-se de testar seus backups regularmente. Simule alguns problemas — dos mais simples aos mais complexos — e tenha certeza que eles estão funcionando plenamente.
2. Não se preocupar com a segurança de dados
Cuidar dos softwares e dados trafegados frequentemente é uma preocupação subestimada pelas empresas, e esse pode ser um erro com custo muito alto.
Caso um servidor sofra qualquer dano por ataque cibernético, os dados de sua organização podem ser sequestrados, roubados ou mesmo destruídos. Dependendo da criticidade desses dados, o impacto é irreparável.
É papel dos gerentes de TI assegurar que há suficientes métodos e políticas para proteger a organização de ataques, sejam eles internos ou externos. Eles também devem garantir que a empresa esteja pronta para realizar uma recuperação, em caso de qualquer tipo de falha ou desastre.
3. Não buscar inovações
O setor de TI deve ser o ponto principal de inovação para todos os outros setores de uma organização, sempre disponível para apoiar as outras áreas e auxiliar no crescimento de toda a empresa.
Cabe à gestão do setor manter a TI em sinergia com as demais áreas, para que sejam realizadas constantes melhorias e inovações nos processos realizados. A busca permanente por otimizações, em longo prazo, pode evitar uma série de prejuízos.
Pesquisas por novas tecnologias permitem que a TI aumente as receitas e os lucros da organização, produzindo em menor tempo e com custos reduzidos. Tais tecnologias mantêm a empresa no páreo para competir com o restante do mercado sem ser deixada para trás na corrida por evolução.
4. Não otimizar o uso de recursos
É essencial que o gerenciamento de TI se preocupe com a forma como os recursos estão sendo utilizados dentro da organização. É comum que empresas tenham grande dependência da TI para que seus recursos sejam aproveitados ao máximo.
5. Não ter uma equipe capacitada
Existem muitos profissionais de TI no mercado, mas nem todos são realmente capacitados. Essa é uma das principais razões para que as empresas terceirizem a gestão de TI e possam focar nas atividades estratégicas internas, deixando para outras, especializadas na área, a responsabilidade de cuidar de todo o setor.
Ter uma equipe certificada à disposição, solucionando todas as questões referentes à TI e cuidando de todos os seus ativos digitais é uma opção muito prática que proporciona um custo muito mais baixo para a empresa.
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