Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the insert-headers-and-footers domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/connexaticom/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the element-ready-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/connexaticom/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/connexaticom/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio acf-font-awesome foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/connexaticom/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Ataque a lojas Renner: Minha empresa está segura? – Connexa

O site da Lojas Renner voltou a funcionar neste sábado, cerca de 48 horas, após a empresa sofrer um ataque hacker do tipo “ransomware”, mais especificamente a variante RansomExx – que criptografa a base de dados da companhia e exige resgate para liberar o acesso, mas ainda com instabilidade.

Pelo menos 4 grandes empresas brasileiras teriam sido vítimas deste ransomware: Supremo Tribunal de Justiça, Embraer, Ultrapar e agora o grupo Lojas Renner.

Apesar de a página estar em funcionamento novamente, muitas áreas ainda operam com lentidão ou não estão disponíveis. A mesma situação também se aplica a Camicado e Youcom, ambas controladas pela Renner. Vale destacar que a equipe de TI da empresa conseguiu reverter a situação em tempo recorde, uma vez que a média mundial para restabelecimento desse tipo de ataque é de 23 dias.

Apurou-se também que o ataque explorou falhas de vulnerabilidades já conhecidas, e utilizou-se de CREDENCIAIS VÁLIDADAS DE USUÁRIO, capturadas através da técnica de fishing.

Outra questão a ser considerada é: Afinal, pagar ou não pagar o resgate? A resposta não é tão simples quanto parece. Embora os valores do resgate às vezes cheguem a centenas de milhares ou milhões de dólares, deve-se considerar os prejuízos causados pela interrupções de sistemas críticos. No entanto, as empresas devem se lembrar que mesmo que o resgate seja pago, isso não significa que os dados, ou mesmo parte deles, serão realmente recuperados.

As boas prática em gestão e segurança de TI, aliadas a ferramentas teclógicas podem miticar os ataques de ciber criminosos, e consequentemente diminuir o impacto e prejuízo proveniente da paralisação das atividades.

Antivírus Gerenciado

Todas as soluções antivírus baseiam-se em assinaturas, ou seja, as vacinas são disponibilizadas para as ameaças que já foram detectadas por seus laboratórios, estar com o antivírus atualizado é crucial para a segurança do sistema, porém, nem sempre as atualizações ocorrem de forma automática, precisando da interação do usuário.

Outro ponto muito importante é manter o antivírus ativo, muitas vezes os softwares antivírus são desabilitados pelos usuários por causarem lentidão no sistema ou bloqueio de algum outro software devido a falso positivo, principalmente softwares piratas que necessitam de ativadores detectados como ameaça pelo antivírus.

No caso de uma contaminação ou detecção de uma ameaça o software antivírus irá requisitar uma ação do usuário, seja excluir o arquivo, permitir a execução ou enviar a ameaça para quarentena, quando isso ocorre a grande maioria não tem ideia do que fazer, principalmente se o software for em outro idioma.

O Antivírus Gerenciado Eniax é a solução perfeita para sua empresa, toda a gestão do software, desse atualizações, varreduras e decisões de ação é realizada remotamente, sem precisar de nenhuma interação do usuário

EDR

Já falamos na importância do software antivírus, mas podemos perceber também que, em ambientes críticos é necessário elevar o nível de segurança para outro patamar, miticando ameaças praticamente em tempo real.

O EDR (Endpoint Defense and Response) é a “evolução” do antivírus. Trata-se de um software com recursos extras como inteligência artificial e análise comportamental que o tornam extremamente eficaz e seguro na proteção de dispositivos crítcos em um ambiente corporativo.

Ele é capaz de detectar e miticar ameaças mesmo sem a conexão com a internet, podendo inclusive isolar automaticamente a máquina infectada da rede, evitando assim contaminações nos demais dispositivos. Mas o recurso mais útil é roolback que permite retornar o sistema infectado ao estado original de antes da infecção.

Firewall

O firewall é um dispositivo de segurança, que através da análise do tráfego da rede é responsável pelo bloqueio de acesso indevido em uma conexão. É um mecanismo utilizado para reforçar a confiabilidade monitorando as ações, evitando ataques. O objetivo é bloquear atividades suspeitas e proteger os computadores da companhia por dentro, como uma muralha, podendo ser configurado à sua medida de modo a ser seguro e ao mesmo tempo flexível ao tipo de segurança que pretende.

O firewall tanto funciona impedindo invasões quanto dificultando que o próprio usuário convide a ameaça para dentro do sistema. É fato notório que a grande maioria dos ataques a empresas é feito por meio de engenharia social — quando o criminoso engana o usuário para que ele mesmo ofereça acesso à rede.

Isso pode ser feito por meio de sites falsos, o chamado phishing, ou no download de um anexo infectado, entre outros. Seja qual for o método, o firewall pode identificar que aquele ambiente é arriscado antes mesmo que o usuário consiga acessá-lo. Dessa forma, o TI precisa se preocupar menos com esse monitoramento e usar seu tempo em questões mais relevantes para o negócio.

A ferramenta pode identificar uma anomalia no acesso imediatamente, algo que nem os antivírus conseguem em alguns casos. Alertado sobre a origem e a causa de uma brecha, o TI pode agir o quanto antes e rechaçar o ataque antes que ele tenha acesso a ativos importantes.

Backup

Esse é o ponto mais importante e talvez o mais negligenciado, sendo, muitas vezes, a única solução para se recuperar de um ataque do tipo ransoware.

O Backup deve atender alguns requisitos:

  • Deve ser realizado diariamente, mais de uma vez ao dia;
  • Ser automático, sem a necessidade de interação humana;
  • Ter pelo menos duas cópias, sendo uma  outside, ou seja fora do ambiente da empresa;
  • Gerenciado e monitorado diariamente.

O Eniax Backup atende a todas essas necessidades, desde backups de documentos, servidores físicos e virtuais a disaster recovery, além de ser seguro, criptografado e rápido. Podendo reter até 28 dias de cópias de segurança, evitando que arquvios corrompidos impossibilitem a recuperação dos dados.

Muito mais importante do fazer o backup dos arquivos é garantir seu retorno através de testes de recovery pré programados, algo possível apenas em ferramentas de backup gerenciadas.

Não importa o tamanho da sua necessidade, temos a solução sob medida pra você e sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *