A segurança da informação vem se transformando ao longo dos anos. Apesar do desenvolvimento de novas tecnologias, o firewall continua sendo uma das mais importantes e conhecidas ferramentas para se ter um ambiente cibernético seguro.
Apenas no primeiro semestre de 2022, o Brasil chegou a registrar 31,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos a empresas. Esse é um número bastante elevado e preocupante para quem precisa continuar a atividade empresarial e precisa de segurança.
Por isso, o firewall é tão importante para a rotina dos negócios, isso inclui tanto as Pequenas quanto as Micro empresas.
O que é o Firewall?
De modo geral, pode-se dizer que o ‘firewall’ é uma ferramenta, física ou digital, que possibilita a aplicação de um tipo de política de segurança, ajudando a proteger dados e conexões.
A tradução da palavra firewall pode ser ‘corta-fogo’ ou ‘parede de fogo’. De fato, o firewall trabalha como uma espécie de filtro, em que tudo que passa por ele tem seu sigilo mantido. É um verdadeiro controle de acesso e saída de todos os dados do ambiente.
O que é firewall corporativo?
O firewall, seja ela em software ou hardware, protege tanto o computador quanto a rede de internet da empresa contra vírus, malwares, spywares ou outros ataques que circulam pela rede.
Em geral, empresas têm em seu poder informações pessoais, sensíveis e por vezes comprometedoras que envolvem a atividade que realizam. O firewall para empresas, ou corporativo, oferece maior proteção a todos os dados que circulam pelos computadores conectados à internet.
Por que o Firewall é tão importante para as empresas?
Diante do risco de exposição a tantos ataques, o uso de firewall corporativo é fundamental para as empresas manterem a integridade de seu ambiente de trabalho. Mais do que isso, a proteção de dados é uma obrigação.
A LGPD estabelece regras a serem seguidas por quem recebe dados de terceiros, e uma delas é mantê-los protegidos de vazamentos.
No pior dos casos, hackers podem invadir o seu sistema, sequestrar os dados disponíveis e solicitar um resgate por eles. Até conseguir reaver os seus dados, muito já terá se perdido, e mesmo que consiga recuperar as informações, tudo já estará comprometido.
Para afastar o risco desse tipo de acontecimento, estimula-se as empresas, em primeiro lugar, a contratarem antivírus de boa qualidade.
Como funciona o firewall para PMEs?
Não existe segredo, e o firewall para empresas funciona da mesma forma que o firewall doméstico. O que muda é o tipo de firewall que será utilizado.
O modelo mais moderno, o NGF (Next Generation Firewall) oferece a melhor proteção para as empresas graças a sua capacidade de proteger os dados, mesmo que eles estejam circulando em grande volume.
Existem outros tipos de firewall que podem ser úteis no dia a dia da empresa, como o firewall de filtragem de pacote, ou o firewall Linux. Uma equipe de TI devidamente treinada consegue avaliar o sistema da sua empresa e recomendar o firewall mais adequado.
O importante é manter dados e informações sigilosas sob segurança e livres de vazamento.
Para saber mais sobre esse e outros assuntos de segurança da informação, conheça a Connexa TI e visite nosso blog.