A infraestrutura de rede de um negócio está diretamente ligada à sua capacidade de manter-se produtivo, conectado e altamente integrado. É por meio da web que compartilhamos informações importantes para o negócio, realizamos processos com alta mobilidade e agilidade.
E é justamente por ser tão importante para o bom funcionamento do negócio que gestores investem tanto tempo tornando a sua rede segura. Mas quais são as melhores abordagens que podem ser utilizadas? Veja 4 no nosso post de hoje!
1. Possua uma política de controle de acesso
As políticas de controle de acesso evitam que contas comprometidas possam causar um grande prejuízo ao negócio. Caso algo de errado ocorra com as senhas de um usuário, as chances dele obter acesso a recursos de alto impacto são reduzidas ao máximo.
Nesse sentido, a empresa deve adotar regras que não sejam restritivas o bastante para impactar o dia a dia de uma pessoa. Justamente por isso, a comunicação com cada setor é fundamental. Conhecendo as necessidades de cada time, o negócio consegue definir uma política de controle de acesso confiável e flexível na medida certa.
2. Monitore recursos de maneira proativa
O monitoramento de recursos deve ser adotado para o rastreamento de vulnerabilidades, busca por falhas de segurança ou outros fatores que possam influenciar a capacidade do negócio defender-se de ameaças digitais. Com o aumento da complexidade dos malwares disponíveis na web, as ferramentas de monitoramento tornaram-se mais poderosas e confiáveis.
Hoje, investir em um sistema de segurança é algo indispensável para qualquer empresa que possui uma infraestrutura de TI complexa. Ele reduz os custos com manutenção de equipamentos, facilita o rastreamento de brechas e, assim, garante que o negócio terá sempre um ambiente digital robusto.
3. Faça backups dos dados mais importantes
Os backups de dados são a melhor estratégia para uma empresa que pretende reduzir o tempo necessário para recuperar informações que tenham sido apagadas por algum motivo. Cada backup possui uma cópia fiel dos arquivos ou de um sistema computacional. Eles podem ser armazenados em discos removíveis, HDs externos ou mesmo na nuvem.
Nesse sentido, o ideal é que a empresa crie cópias em mais de uma mídia. Registros importantes devem ser copiados com maior frequência, enquanto dados que são pouco modificados podem ter um intervalo entre cada snapshot maior. Dessa forma, a política de backups terá um custo reduzido a médio e longo prazo.
4. Adote um firewall
O firewall monitora toda as trocas de dados realizadas por um usuário em busca de conexões inseguras. Caso algo suspeito seja encontrado, o acesso ao recurso de rede é bloqueado imediatamente. Como consequência, as chances de um usuário ter a sua segurança comprometida são reduzidas.
O investimento em um firewall é um dos passos básicos para tornar a rede segura. Seja via software ou hardware, essa é uma solução em constante evolução, capaz de tornar todo o ambiente de TI preparado para diferente ameaças.
Quais são as suas estratégias para tornar a rede da sua empresa mais segura? Compartilhe-as com a gente nos comentários!