O Network Attached Storage (NAS) é uma daquelas soluções tecnológicas que, embora possam contribuir e muito para a eficiência das empresas, ainda não são muito conhecidas pelos gestores.
Pensando nisso, logo abaixo listamos algumas informações essenciais sobre essa inovação, principalmente como ela pode auxiliar a organização de arquivos do seu negócio.
Continue a leitura e confira!
Entenda o que é NAS
A expressão Network Attached Storage (NAS), em uma tradução livre, pode ser utilizada como sinônimo de armazenamento de rede.
De fato, trata-se de um conceito aplicável a certos dispositivos de informática responsáveis por armazenar dados (documentos, vídeos, imagens etc.), deixando-os acessíveis a todos os usuários habilitados de uma rede.
Os também denominados Storange são equipamentos que dispõem da maioria dos componentes de um gabinete de computador (microprocessador, placa-mãe, ram etc.), e foram criados para realizar essa função específica de arquivamento e recuperação de informações.
Com um dispositivo desse tipo, os funcionários podem centralizar os arquivos, em vez de armazenar nos próprios computadores. Assim, os dados ficarão disponíveis para os demais colaboradores.
Tais características podem trazer inúmeras vantagens e benefícios para uma empresa. Prossiga!
Melhore a comunicação e disponibilidade dos dados
Em um NAS, as informações são compartilhadas entre os colaboradores. Assim, todos podem ter acesso aos dados necessários ao desenvolvimento das operações (informações sobre clientes, produtos, serviços etc.).
Por outro lado, a própria maneira como as informações são guardadas pode ser padronizada, reduzindo o tempo necessário para responder as demandas que surgem no cotidiano da empresa. Uma solicitação que dependa de informações produzidas pelo funcionário “A” pode ser satisfeita pelo funcionário “B”, sem grandes dificuldades, por exemplo.
Tudo isso contribui para otimização do serviço e certamente impactará a satisfação dos clientes, que contarão com um atendimento mais veloz.
Reduza os custos do empreendimento
Ao centralizar as informações, elimina-se a necessidade de conter inúmeras cópias do mesmo arquivo e permite-se a transferência dos dados contidos nos computadores de cada colaborador.
Então, os recursos das máquinas individuais ficam disponíveis para outras tarefas, bem como PCs mais econômicos passam a ser suficientes para atingir os objetivos do negócio.
De forma resumida, em vez de realizar vários investimentos nos hds dos diversos computadores da empresa, instalamos um Storage capaz de suprir as demandas de todos eles, por um preço inferior.
Mantenha as informações seguras
O NAS pode ser configurado de modo que apenas os usuários habilitados possam acessar e alterar informações. Inclusive, os poderes de cada pessoa podem ser limitados, por exemplo, dando permissões para somente leitura (que proíbe a alteração do arquivo).
E mais! Os dados estão protegidos contra eventos que possam causar sua perda, através de um método de backup chamado RAID. Nele, os arquivos são espelhados, fazendo com que, caso um dispositivo queime, outro contenha as informações.
Fique atento ao crescimento do negócio
O Storage acompanha o crescimento do negócio. Essa tecnologia pode ser facilmente adotada por empresas iniciantes e por aquelas que já estão no mercado há mais tempo. Isso porque é de fácil implementação e permite a expansão da capacidade de armazenamento, conforme o volume de informações produzidas pelo empreendimento aumenta.
Por isso e pelo que já mencionamos acima, adotar o Storage é uma excelente escolha, uma vez que o NAS impacta positivamente a organização dos arquivos de uma empresa e contribui para o desenvolvimento do negócio.
Gostou? Quer saber um pouco mais sobre tecnologias indispensáveis para empresas? Conheça quais equipamentos de informática seu escritório precisa ter! Boa Leitura!